Carregando...

Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular - Minas Gerais

Imprensa aborda trombose

O programa Fantástico do último domingo, 16 de julho, abordou os casos de trombose e o medo das mulheres em relação a pílula anticoncepcional. O presidente da SBACV Nacional, Ivanesio Merlo foi um dos entrevistados. Os especialistas orientam as mulheres a não se alarmarem e procurarem o angiologista para esclarecimentos corretos.

Assista

Entre os diversos métodos anticoncepcionais disponíveis no mercado, a pílula é, com larga vantagem, o preferido das brasileiras. Cerca de 61% delas (mais de 14 milhões de mulheres), tomam esse contraceptivo no país. É quase o dobro das que optam pela camisinha, cerca de 36%.
Apesar de o medicamento ser considerado seguro e eficaz pela classe médica, relatos de casos de trombose têm assustado. O médico Drauzio Varella conversa com mulheres que passaram por complicações após o uso da pílula, discute com especialistas as melhores alternativas e ressalta que a melhor opção para cada mulher deve ser avaliada individualmente.

A combinação de progesterona com estrogênio, os hormônios que compõem a medicação, pode provocar alterações no sistema de coagulação do sangue, que facilitam a formação de trombos no interior da veia. Porém, apenas uma pequena parcela da população corre esse risco.
Além disso, fatores como obesidade, tabagismo, varizes, doenças pulmonares e cardíacas precisam ser levados em consideração pelo médico para concluir se a paciente corre ou não esse risco. A trombose venosa é fenômeno raro: apenas um caso para cada mil mulheres, mas o número aumenta para de dois a quatro casos entre as que tomam pílula.

Fonte: TV Globo