Carregando...

Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular - Minas Gerais

Fórum

A SBACV MG realizou o Fórum Nacional – Programa de Residência Médica em Cirurgia Vascular e Endovascular, dia 8 de agosto, em sua sede. A discussão foi transmitida pelo Canal da entidade no YouTube e o conteúdo pode ser assistido aqui.

Os participantes discutiram a adoção do acesso direto (sem segundo exame) ou a manutenção do modelo atual de dois anos em clínica cirúrgica e exame, para ingresso na especialidade. Comentários e perguntas foram recebidos via Whatsapp, ampliando a participação dos especialistas de todo o estado.

Previamente, os associados receberam as seguintes perguntas para o debate:

1. O programa de residência em cirurgia vascular e endovascular deveria ser estendido para três anos, incluindo embolização de tumores no ensino de endovascular?

2. Os serviços credenciados para residência ou estágio do seu estado dispõem de estrutura para ensino em procedimentos endovasculares? Qual o número de serviços que se enquadram?

3. Os serviços credenciados para residência ou estágio do seu estado dispõem de estrutura para ensino em ultrassom doppler. Qual o número de serviços que se enquadram?

4. As áreas de atuação em endovascular e ultrassom doppler devem ser mantidas mesmo se aprovado os três anos de residência?

Histórico

Dia 21 de março, aconteceu reunião no Conselho Federal de Medicina (CFM), em Brasília, para avaliação da Residência Médica das Especialidades Cirúrgicas. Na ocasião, ficou definido que a cirurgia geral terá duração de três anos para o médico que desejar obter o título de especialista em cirurgia geral.
Em relação ao pré-requisito para as especialidades, os representantes das especialidades cirúrgicas optaram por manter os dois anos de clínica cirúrgica e dois a três anos da especialidade, com exceção da cirurgia cardíaca, que pretende acesso direto sem os dois anos de clínica cirúrgica. 
A SBACV terá reunião com a secretária executiva da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), Rosana Leite, para discutir se será adotado o acesso direto (sem segundo exame) ou se mantido o modelo atual de dois anos em clínica cirúrgica e exame para ingresso na especialidade. O objetivo do Fórum, portanto, é estabelecer um posicionamento oficial perante o CFM e a CNRM.