Carregando...

Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular - Minas Gerais

Sociedades lutam contra invasão na especialidade

A SBACV MG apoia e divulga resultado da Justiça contra atuação de não médicos nas especialidades. A SBACV MG está, também, atuante nesta luta!

“A Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), em parceria com a SBACV-RN, participou nesta semana de audiência prévia realizada em Natal (RN) devido à ação judicial que impetrou contra o Conselho Federal de Odontologia (CFO), que emitiu resolução (nº176/16) autorizando seus confederados a realizarem procedimentos estéticos na face com ácido hialurônico e toxina botulínica. A SBACV tinha recebido diversas denúncias de casos de intercorrências, sequelas e óbitos, em procedimentos estéticos que geraram necroses, perfurações de artérias e trombos em vasos nasogenianos.

Durante 3h30, o Departamento jurídico da Sociedade, representado pelo Dr. Carlos Michaelis, apresentou os motivos pelos quais dentistas não poderiam realizar tais procedimentos. Na audiência, a juíza federal 5ª Vara Federal Cível Dra. Moniky Mayara Costa Fonseca Dantas deixou clara a diferença abissal de formação entre médicos e dentistas; da ausência de preparo para tratar intercorrências em per e pós procedimentos; a ausência de matriz de ensino específica na graduação em odontologia, a crise provocada na saúde pública e a segurança dos pacientes. “Há algum tempo a Sociedade vem lutando contra a invasão da especialidade e essa luta não vai parar. É nosso dever proteger não só o especialista como também e principalmente o paciente, que é o maior prejudicado”, afirma o Presidente da SBACV, Dr.Ivanesio Merlo.

O diretor de Defesa Profissional, Dr. Francesco Botelho, corrobora: “A SBACV mantém a sua disposição de permanecer em luta contínua contra a ameaça do exercício irregular da medicina por profissionais não habilitados que podem causar danos à população. O departamento jurídico tem atuado de maneira ativa e obtido avanços consideráveis na defesa da nossa especialidade.”