Carregando...

Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular - Minas Gerais

Doença Cerebrovascular extracraniana

A insuficiência vascular cerebral é a terceira causa de óbito da população e a segunda causa de óbito entre as doenças cardiovasculares.

As artérias carótidas, juntamente com as artérias vertebrais, localizadas no pescoço, fornecem o fluxo sangüíneo para o cérebro. A obstrução dessas artérias causará o acidente vascular cerebral, cujo quadro clínico dependerá da localização da isquemia e do tempo de duração, podendo se manifestar com perturbações visuais, paralisias transitórias e desmaios na evolução crônica ou o derrame (acidente vascular encefálico) na evolução aguda. Quando estes sintomas são descobertos, devem ter suas causas identificadas o mais rápido possível para iniciar o tratamento. Para isto, o médico dispõe de vários métodos, como a ecografia vascular, a tomografia, a ressonância magnética e a arteriografia.

O tratamento poderá ser clínico ou cirúrgico, na dependência do grau de oclusão das artérias e intensidade do quadro clínico. Igualmente à aterosclerose, a melhor conduta é a prevenção, buscando a orientação de um especialista.

Para informações mais detalhadas ou específicas procure um especialista.

Fonte: SBACV nacional